APRESENTAÇÃO DO AGROSHOPPING
Prezados
Senhores,
Gostaríamos de
expor no texto abaixo colocações que objetivamos para alcançar a implantação do
AGROSHOPPING na cidade de
Goiânia, para o atendimento de atacadistas de horti-frutigranjeiros do Estado
de Goiás, e os Estados circunvizinhos.
HISTÓRICO
Os produtos horti-fruitigranjeiros
fazem parte da economia goiana desde o início do povoamento de Goiás, é um dos
setores produtivos de destaque na economia do Estado.
Crescente a cada período e mais
significativamente a partir de 1981, quando passou a representar, um maior
percentual do Produto Interno Bruto.
Hoje este
percentual é crescente numa proporção que alcança 18%.
Em Goiânia
temos uma central atacadista, o CEASA, que é hoje um dos grandes exportadores
de produtos horti-fruitgranjeiros, para cidades de Goiás e atendendo em alguns
momentos de falta de produtos a região da Grande São Paulo. Mas, as
possibilidades de comercialização dos produtos horti-fruitgranjeiros goiano não
param por aí; as perspectivas se ampliam com a descoberta do potencial agrícola
do cerrado, que já começa a despontar como produtor de laranja e trigo para
competir no mercado nacional.
Os demais
CEASAS da região, não possuem o volume de comercialização registrada pelo de Goiânia,
como foi constatado in loco com atacadistas que possuem filiais em outros.
A população do
Estado de Goiás e do Estado do Tocantins procuram a capital, Goiânia para
solucionar os mais diversos problemas, incluindo aí a compra de produtos
horti-fruitgranjeiros para atender uma vasta região destes Estados.
OBJETIVO
Goiânia no
contexto geral do estado, é o centro das decisões que acontecem, bem como, as
que irão acontecer no ramo de produtos horti-frutigranjeiros no Estado de Goiás.
O CEASA de Goiânia,
não atende a expectativa dos atacadistas que têm o seu comércio neste local,
como foi constado em pesquisa, face a desorganização, conservação e
administração.
A maioria
concorda, que existindo um local que ofereça um melhor conjunto, todos mudariam
para este local.
Com base nestes
fundamentos concluímos que falta à Goiânia um local planejado, onde o
atacadista de produtos horti-fruitgranjeiros possa ter melhores condições de
trabalho, além de poder contar com um centro comercial de lojas de produtos importados
e de confecção para melhorar e disseminar maiores classes sociais como clientes
do local.
O objetivo se
baseia na premissa de criar este local, que chamamos de AGROSHOPPING, que dará todo o apoio ao ramo. Dentro deste principio
julgamos de primordial relevância contemplar Goiânia com um empreendimento de
tal envergadura.
LOCALIZAÇÃO
Para
localização, temos uma área de fácil referência na cidade, que fica
praticamente na confluência da Perimetral Norte com à Avenida Goiás. A
Prefeitura está promovendo a duplicação da via única que hoje é bastante
utilizada pelos veículos que pretendem atingir mais rapidamente a Região Oeste de
Goiânia, falamos mais em veículos de carga, que de lá alcançam as Rodovias que
abrangem o leque da Região Oeste e Sudoeste. A Perimetral Norte faz parte de um
anel viário que busca desviar das vias mais centrais de Goiânia a passagem de
veículos de carga. Ao longo da Perimetral Norte temos um comércio bastante
intenso de armazéns de estocagem de produtos provenientes da Agropecuária.
A área em
questão possui aproximadamente 100.000,00 m2, a qual face o exposto atende as
exigências preteridas para implantação do AGROSHOPPING,
faz parte do anel rodoviário que dá fácil acesso as Rodovias que adentram
Goiânia, e fica localizado junto as rodovias que vêm de cidades que produzem em
grandes quantidades, produtos horti-frutigranjeiros. Tem toda as
características necessárias de ser atendida pelo Sistema de infra-estruturas de
Goiânia e outras estruturas que se fazem necessárias ao seu funcionamento
adequadamente.
METODOLOGIA
Partimos da premissa de pesquisas junto aos atacadistas sobre a idéia e, se há pretensão em alugar um espaço, bem planejado e funcional no AGROSHOPPING, após essa consulta e conclusões partimos para um ensaio financeiro, posteriormente foi definida a área desejada entre algumas. Redigimos um programa de necessidades que representasse a intenção do empreendedor e dos atacadistas. Com base no programa e nas exigências da Prefeitura de Goiânia, definiu-se um dimensionamento que serviu de base para o Anteprojeto de Arquitetura do Empreendimento. Com estas etapas prontas, promovemos um ensaio financeiro com dados mais concretos, metodologia esta que culmina com esta apresentação.
PROGRAMA E DIMENSIONAMENTO
Procuramos
abaixo, representar os ambientes necessários a este empreendimento, com uma
previsão de dimensionamento dos mesmos:
01 – Armazéns
de Comércio = 200 unidades em módulos de 180,00m2, que possibilitam ao
interessado a aquisição de módulos adjacentes;
02 –
Lanchonetes e Sanitários Masculino e Feminino = 12 módulos com 95,00m2;
03 – Centro
Comercial = 77 unidades de lojas com 15,35m2, sendo um Banco com 77,00m2;
04 ‑
Churrascaria = anexada ao centro comercial, com capacidade de 360 lugares;
05 – Guarda de
Lixo = existirá 4 depósitos de 100,00m2 cada, representa um dos graves
problemas hoje existente no CEASA;
06 ‑ Pedra –
Feira Coberta = permite a acomodação de até 1.920 bancas de 1X1m;
07 ‑
Administração – edificação com 720,00m2, que permite acomodar o volume de até
120 funcionários;
08 – Portão com
Guarita para atender simultaneamente cinco veículos, existindo, portanto, cinco
vias de acesso ao complexo;
09 – Sistema
Viário e Estacionamento = bastante generoso, para que possa atender as carretas
de 20m de comprimento e os veículos que adentram ao complexo;
10 – Castelo de
Água =, com diâmetro de 6m e altura de 15m, área de 28,27m2 com capacidade de
400.000 litros de água potável;
11 – Pomar – na
área de preservação do leito do córrego (faixa de 50m de largura) será alugada
áreas para que sejam plantados produto horti-frutíferos para comercialização no
local.
12- Área de
Construção = está estimada em 44.052,85m2
(quarenta e quatro mil, cinqüenta e dois, vírgula oitenta e cinco metros
quadrados).
SISTEMA DE IMPLANTAÇÃO
A maneira de
implantação do AGROSHOPPING será em uma só etapa, com a
comercialização acontecendo em etapas.
ENSAIO
O objetivo
desse ensaio empírico é nos fornecer às possibilidades de faturamento inicial
com venda do direito e do aluguel mensal.
1- Módulos de
armazém de 180,00m2, direito por unidades estimado em R$250,00/m2 (duzentos e cinquenta reais por metro quadrado),
aluguel estimado em R$10,00/m2 (dez
reais por metro quadrado);
2- Considerando os
dados acima temos o valor de R$9.000.000,00
(nove milhões de reais) para aquisição dos direitos, e R$360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) de aluguel por mês;
3- Para os módulos
de 15,35m2 de loja, o direito em R$480,00/m2
(quatrocentos e oitenta reais por metro quadrado) e o aluguel de R$15,00/m2 (quinze reais por metro
quadrado), sendo a churrascaria alugada por R$6,00/m2 (seis reais por metro quadrado);
4- Com os dados
das lojas estimamos R$826.536,00
(oitocentos e vinte seis mil, quinhentos e trinta e seis reais) por direitos e R$22.000,00 (vinte e dois mil reais) em
aluguel;
5- Para as 1920
bancas de 1m2 de feira, teremos o direito em R$850,00 (oitocentos e cinqüenta reais) por box e, um aluguel de R$3,00 (três reais) por box ao dia;
6- Teremos para a
pedra um faturamento de R$1.632.000,00
(hum milhão, seiscentos e trinta e dois mil reais) para o direito e uma renda
mensal de R$126.720,00 (cento e
vinte seis mil, setecentos e vinte reais);
7- O faturamento
global dos direitos, que será utilizado para executar o empreendimento é de R$11.458.836,00 (onze milhões,
quatrocentos e cinqüenta e oito mil, oitocentos e trinta e seis reais);
8- Com aluguel o
faturamento será de R$508.720,00
(quinhentos e oito mil, setecentos e vinte reais), por mês; 4,44% do
faturamento dos direitos.
Com base no
programa, dimensionamento e das necessidades humanas para o funcionamento
direto teremos um total de 2.894 (dois mil, oitocentos e noventa e quatro)
empregos diretos e 7.235 (sete mil, duzentos e trinta e cinco) empregos
indiretos não computando os que serão usados na execução da obra.
PRAZOS
A estimativa de
implantação até o funcionamento, fica estimado num prazo de 18 meses.
Junto a esta
apresentação temos em anexo uma planta em escala de 1:200 representando o
estudo preliminar do projeto Arquitetônico pretendido para o Empreendimento.
CONCLUSÃO
A certeza do
sucesso do Empreendimento é uma realidade pois, haveremos de atender uma das
classes que mais contribuem para a economia goiana e que tanto anseia por um
espaço dessa magnitude.
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