Bem Vindo

Neste blog procuramos expor algumas idéias que temos formado durante a nossa vivência como cidadão e arquiteto.

domingo, 25 de agosto de 2019

AGROSHOPPING

Em 1998, fomos contratados para executar um projeto de um agroshopping, por um empreendedor, que faleceu antes de concretizar seu sonho.
           
 

APRESENTAÇÃO DO AGROSHOPPING

 

Prezados Senhores,

Gostaríamos de expor no texto abaixo colocações que objetivamos para alcançar a implantação do AGROSHOPPING na cidade de Goiânia, para o atendimento de atacadistas de horti-frutigranjeiros do Estado de Goiás, e os Estados circunvizinhos.


HISTÓRICO


            Os produtos horti-fruitigranjeiros fazem parte da economia goiana desde o início do povoamento de Goiás, é um dos setores produtivos de destaque na economia do Estado.

            Crescente a cada período e mais significativamente a partir de 1981, quando passou a representar, um maior percentual do Produto Interno Bruto.

Hoje este percentual é crescente numa proporção que alcança 18%.

Em Goiânia temos uma central atacadista, o CEASA, que é hoje um dos grandes exportadores de produtos horti-fruitgranjeiros, para cidades de Goiás e atendendo em alguns momentos de falta de produtos a região da Grande São Paulo. Mas, as possibilidades de comercialização dos produtos horti-fruitgranjeiros goiano não param por aí; as perspectivas se ampliam com a descoberta do potencial agrícola do cerrado, que já começa a despontar como produtor de laranja e trigo para competir no mercado nacional.

Os demais CEASAS da região, não possuem o volume de comercialização registrada pelo de Goiânia, como foi constatado in loco com atacadistas que possuem filiais em outros.

A população do Estado de Goiás e do Estado do Tocantins procuram a capital, Goiânia para solucionar os mais diversos problemas, incluindo aí a compra de produtos horti-fruitgranjeiros para atender uma vasta região destes Estados.

OBJETIVO


Goiânia no contexto geral do estado, é o centro das decisões que acontecem, bem como, as que irão acontecer no ramo de produtos horti-frutigranjeiros no Estado de Goiás.

O CEASA de Goiânia, não atende a expectativa dos atacadistas que têm o seu comércio neste local, como foi constado em pesquisa, face a desorganização, conservação e administração.

A maioria concorda, que existindo um local que ofereça um melhor conjunto, todos mudariam para este local.

Com base nestes fundamentos concluímos que falta à Goiânia um local planejado, onde o atacadista de produtos horti-fruitgranjeiros possa ter melhores condições de trabalho, além de poder contar com um centro comercial de lojas de produtos importados e de confecção para melhorar e disseminar maiores classes sociais como clientes do local.

O objetivo se baseia na premissa de criar este local, que chamamos de AGROSHOPPING, que dará todo o apoio ao ramo. Dentro deste principio julgamos de primordial relevância contemplar Goiânia com um empreendimento de tal envergadura.

LOCALIZAÇÃO


Para localização, temos uma área de fácil referência na cidade, que fica praticamente na confluência da Perimetral Norte com à Avenida Goiás. A Prefeitura está promovendo a duplicação da via única que hoje é bastante utilizada pelos veículos que pretendem atingir mais rapidamente a Região Oeste de Goiânia, falamos mais em veículos de carga, que de lá alcançam as Rodovias que abrangem o leque da Região Oeste e Sudoeste. A Perimetral Norte faz parte de um anel viário que busca desviar das vias mais centrais de Goiânia a passagem de veículos de carga. Ao longo da Perimetral Norte temos um comércio bastante intenso de armazéns de estocagem de produtos provenientes da Agropecuária.

A área em questão possui aproximadamente 100.000,00 m2, a qual face o exposto atende as exigências preteridas para implantação do AGROSHOPPING, faz parte do anel rodoviário que dá fácil acesso as Rodovias que adentram Goiânia, e fica localizado junto as rodovias que vêm de cidades que produzem em grandes quantidades, produtos horti-frutigranjeiros. Tem toda as características necessárias de ser atendida pelo Sistema de infra-estruturas de Goiânia e outras estruturas que se fazem necessárias ao seu funcionamento adequadamente.

METODOLOGIA
 
              Partimos da premissa de pesquisas junto aos atacadistas sobre a idéia e, se há pretensão em alugar um espaço, bem planejado e funcional no AGROSHOPPING, após essa consulta e conclusões partimos para um ensaio financeiro, posteriormente foi definida a área desejada entre algumas.  Redigimos um programa de necessidades que representasse a intenção do empreendedor e dos atacadistas. Com base no programa e nas exigências da Prefeitura de Goiânia, definiu-se um dimensionamento que serviu de base para o Anteprojeto de Arquitetura do Empreendimento. Com estas etapas prontas, promovemos um ensaio financeiro com dados mais concretos, metodologia esta que culmina com esta apresentação.

PROGRAMA E DIMENSIONAMENTO

Procuramos abaixo, representar os ambientes necessários a este empreendimento, com uma previsão de dimensionamento dos mesmos:

01 – Armazéns de Comércio = 200 unidades em módulos de 180,00m2, que possibilitam ao interessado a aquisição de módulos adjacentes;

02 – Lanchonetes e Sanitários Masculino e Feminino = 12 módulos com 95,00m2;

03 – Centro Comercial = 77 unidades de lojas com 15,35m2, sendo um Banco com 77,00m2;

04 ‑ Churrascaria = anexada ao centro comercial, com capacidade de 360 lugares;

05 – Guarda de Lixo = existirá 4 depósitos de 100,00m2 cada, representa um dos graves problemas hoje existente no CEASA;

06 ‑ Pedra – Feira Coberta = permite a acomodação de até 1.920 bancas de 1X1m;

07 ‑ Administração – edificação com 720,00m2, que permite acomodar o volume de até 120 funcionários;

08 – Portão com Guarita para atender simultaneamente cinco veículos, existindo, portanto, cinco vias de acesso ao complexo;

09 – Sistema Viário e Estacionamento = bastante generoso, para que possa atender as carretas de 20m de comprimento e os veículos que adentram ao complexo;

10 – Castelo de Água =, com diâmetro de 6m e altura de 15m, área de 28,27m2 com capacidade de 400.000 litros de água potável;

11 – Pomar – na área de preservação do leito do córrego (faixa de 50m de largura) será alugada áreas para que sejam plantados produto horti-frutíferos para comercialização no local.

12- Área de Construção = está estimada em 44.052,85m2 (quarenta e quatro mil, cinqüenta e dois, vírgula oitenta e cinco metros quadrados).

 

SISTEMA DE IMPLANTAÇÃO


A maneira de implantação do AGROSHOPPING será em uma só etapa, com a comercialização acontecendo em etapas.

ENSAIO


O objetivo desse ensaio empírico é nos fornecer às possibilidades de faturamento inicial com venda do direito e do aluguel mensal.

1-    Módulos de armazém de 180,00m2, direito por unidades estimado em R$250,00/m2 (duzentos e cinquenta reais por metro quadrado), aluguel estimado em R$10,00/m2 (dez reais por metro quadrado);

2-    Considerando os dados acima temos o valor de R$9.000.000,00 (nove milhões de reais) para aquisição dos direitos, e R$360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) de aluguel por mês;

3-    Para os módulos de 15,35m2 de loja, o direito em R$480,00/m2 (quatrocentos e oitenta reais por metro quadrado) e o aluguel de R$15,00/m2 (quinze reais por metro quadrado), sendo a churrascaria alugada por R$6,00/m2 (seis reais por metro quadrado);

4-    Com os dados das lojas estimamos R$826.536,00 (oitocentos e vinte seis mil, quinhentos e trinta e seis reais) por direitos e R$22.000,00 (vinte e dois mil reais) em aluguel;

5-    Para as 1920 bancas de 1m2 de feira, teremos o direito em R$850,00 (oitocentos e cinqüenta reais) por box e, um aluguel de R$3,00 (três reais) por box ao dia;

6-    Teremos para a pedra um faturamento de R$1.632.000,00 (hum milhão, seiscentos e trinta e dois mil reais) para o direito e uma renda mensal de R$126.720,00 (cento e vinte seis mil, setecentos e vinte reais);

7-    O faturamento global dos direitos, que será utilizado para executar o empreendimento é de R$11.458.836,00 (onze milhões, quatrocentos e cinqüenta e oito mil, oitocentos e trinta e seis reais);

8-    Com aluguel o faturamento será de R$508.720,00 (quinhentos e oito mil, setecentos e vinte reais), por mês; 4,44% do faturamento dos direitos.

 
ESTIMATIVA DE EMPREGOS

Com base no programa, dimensionamento e das necessidades humanas para o funcionamento direto teremos um total de 2.894 (dois mil, oitocentos e noventa e quatro) empregos diretos e 7.235 (sete mil, duzentos e trinta e cinco) empregos indiretos não computando os que serão usados na execução da obra.

PRAZOS


A estimativa de implantação até o funcionamento, fica estimado num prazo de 18 meses.

 ANEXO

Junto a esta apresentação temos em anexo uma planta em escala de 1:200 representando o estudo preliminar do projeto Arquitetônico pretendido para o Empreendimento.

CONCLUSÃO


A certeza do sucesso do Empreendimento é uma realidade pois, haveremos de atender uma das classes que mais contribuem para a economia goiana e que tanto anseia por um espaço dessa magnitude.

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